Categories
Uncategorized

Prouni: como saber se posso me inscrever? Veja aqui!

O Programa Universidade para Todos, conhecido como Prouni, é um programa do Governo Federal que foi lançado com o objetivo de oferecer bolsas de estudos para a educação superior. No Prouni, a cada ano são oferecidas milhares de novas bolsas, onde os interessados podem estudar de graça ou ganhar 50% da mensalidade.

O Prouni existe desde 2004 e já beneficiou mais de 5,2 milhões de alunos brasileiros, que puderam estudar em uma faculdade privada e garantir uma formação qualificada para o resto da vida. São dois processos de inscrição a cada ano, existe a nota de corte e outros detalhes. Confira.

O que é o Prouni

O que é o Prouni

Como apresentamos anteriormente, o Prouni é um programa do Governo Federal para facilitar a inclusão pela educação. Ele é destinado a praticamente qualquer pessoa, desde que ainda não tenha um diploma de curso superior e que esteja de acordo com a faixa de renda permitida para os candidatos a participarem.

Para participar do Prouni é fundamental ter participado do Enem no ano anterior, além disso, existe uma nota mínima exigida para concorrer a uma bolsa de estudos, infelizmente quem não se enquadrar nestas condições será eliminado do processo seletivo.

E tem mais uma coisa, a nota de corte é que vai definir quem entra na faculdade e quem fica de fora. Mas, não se preocupe, existe a 2ª chamada e também a fila de espera.

Como fazer Inscrição

Como você já sabe, o Prouni é uma alternativa que abre portas de universidades para milhões de jovens, principalmente para aqueles que não teriam condições econômicas de pagar as mensalidades. Veja como fazer a inscrição:

  • Acesse o site do Prouni; http://prouniportal.mec.gov.br/
  • Vá até o botão “Fazer inscrição”;
    Fazer inscrição Prouni
  • Digite seu número de inscrição do Enem, a senha e o código de verificação;
  • Confira os seus dados pessoas e verifique se está tudo ok;
  • Preencha as informações necessárias sobre o seu perfil de aluno;
  • Responda o questionário sobre sua renda familiar;
    Fazer inscrição Prouni
  • Confirme que as informações fornecidas são verdadeiras, não esqueça de marcar a caixinha de verificação;
  • Escolha sua primeira opção de curso, clicando em “Escolher curso”;
  • Faça uma busca por município, curso ou cidade;
  • Clique sobre o curso que pretende fazer a inscrição e preencha suas informações;
  • Aparecerá na tela uma confirmação do cadastro;
  • Estará concluída a inscrição.

Algumas pessoas relatam lentidão no site do Prouni, o que acontece porque milhões de pessoas acessam ao longo do dia, sobrecarregando o sistema. Se isso acontecer, então tente novamente o acesso durante a madrugada, pode ser uma boa alternativa.

Nota de Corte

A cada novo processo de inscrições iniciado pelo Prouni, milhões de jovens mostram seu interesse pelas vagas que são colocadas em jogo, só que nem todos eles poderão ser selecionados. Por isso, existe a nota de corte, que consiste na menor nota para ter acesso ao curso desejado.

Analisando a note de corte, o interessado em conquistar um bolsa do Prouni poderá fazer alterações em suas escolhas de curso, a partir disso, aumentam as chances de ter uma aprovação. Tem cursos com nota de corte muito elevado, como é o caso de Medicina, então o melhor a fazer pode ser buscar por outra alternativa.

Como consultar Resultado

Passado o momento de fazer a inscrição no Prouni, bate aquela ansiedade para saber se a nota foi suficiente ou não para conquistar aquela vaga que estava desejando. Esse procedimento costuma acontecer logo na segunda-feira seguinte a conclusão das inscrições.

Se chegou este momento, então não perca mais tempo e aprenda a fazer a consulta sobre o resultado final do Prouni:

A partir deste momento, os interessados aprovados passam a ser tratados como pré-selecionados, porque a vaga será confirmada apenas no momento em que estiver na instituição de ensino e comprovar os dados informados durante o cadastro.

Como participar Lista de espera

Aqueles interessados em participar do Prouni, conseguindo uma bolsa de estudos para mudar a situação econômica e educacional de uma vez por todas, mas que não conseguiram na primeira chamada, ainda podem fazer parte de uma lista de espera, veja como fazer:

A lista de candidatos pré-selecionados estará disponível com as próprias instituições de ensino. Quem conseguir a vaga, terá que comparecer na sede da faculdade, para comprovar as informações e garantir a bolsa de estudos.

Se você está concluindo o Ensino Médio ou então já parou de estudar, mas busca por uma faculdade para completar a sua formação, o Prouni pode ser a melhor alternativa. Siga o procedimento conforme explicamos por aqui e boa sorte.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *